Diferença entre Ateísmo e Agnosticismo

Se tem uma coisa que chega muito próximo de me tirar do sério é o fato de que algumas pessoas – na verdade, a maioria das pessoas que conheço – não sabem qual a diferença entre ateu e agnóstico.

Devido a essa ignorância – que não é uma das vantajosas -, as pessoas acabam achando que sou ateu, quando na verdade, sou agnóstico. Não digo que é algo ruim as pessoas terem a ideia de que eu sou ateu, mas é o mesmo que confundir um homem com uma mulher. São coisas parecidas, mas totalmente diferentes.

Esse cara da imagem é o Richard Dawkins. É um cara que tem muito destaque por causa das suas críticas à religião. Ele também é o autor do livro Deus – Um Delírio (Saraiva, Submarino, Americanas).

Ok, agora vamos ao que interessa.
Para aqueles que preferem ver ao ler, abaixo do texto deve haver um ou outro vídeo explicando tais diferenças.

Ateísmo
Por mais que possa parecer estranho falar e por mais que alguns possam até mesmo discordar, o ateísmo é uma crença. Não digo que é uma religião, pois isso é algo totalmente diferente. Mas se alguém é ateu, essa pessoa simplesmente ACREDITA na não-existência de Deus ou qualquer outra divindade, tais como Alá, Jeová, Zeus, Poseidon.

Aliás, um pequeno detalhe: o ateísmo não se limita apenas na crença da não-existência de divindades, mas também de demoniedades (eu já usei essa palavra três vezes, por que o Aurélio ainda não atualizou ele mesmo?). Exemplificando: tal como o ateu não acredita em Deus, ele não acredita no Diabo/Demônio/Mefistófeles/Tinhoso/Chifrudo/Vermelhinho/Hell-Boy.

Em “pessoas ateias que você pode conhecer”, temos:
Sasha Grey (preconceituosos pararão de ver pornô);
Bruce Lee;
Angelina Jolie;
Douglas Adams;
Woody Allen;
Hugh Laurie;
Quentin Tarantino;
Thomas Edison;
Jim Parsons;
Fábio Porchat;
Sem contar o pessoal da internets, como PC Siqueira e Felipe Neto.

Agnosticismo
Se quando a pessoa é crente ela crê na existência e quando é ateia ela crê na não-existência, o agnosticismo seria justamente o meio-termo da religião, como diria o cara que tem os troço dos meios termos. Me esqueci o nome dele, mas estudei sobre isso em filosofia esse ano.

Por “meio-termo da religião”, quero dizer que o agnóstico é aquele que acredita e aquele que não acredita ao mesmo tempo. Basicamente, se você diz para um agnóstico que Deus existe, ele poderia te responder: “Ok, mas também pode ser que Alá exista, ou então Hades, ou então Khnum, talvez até mesmo Aegir. Melhor não ficar só ligado à um quando caso o deus não seja esse, eu vou pro inferno ou qualquer outro lugar que o deus que talvez seja o verdadeiro nos mande.”

Tal como o ateísmo, o agnosticismo é uma não-crença, mas diferente do ateu que diz “não existe” e do crente que diz “existe”, o agnóstico diz “não sabemos”.

Em “pessoas agnósticas que você pode conhecer”, temos:
Charlie Chaplin;
Stan Lee;
Zac Efron;
Bill Gates (vai parar de usar seu Windows modafocka?);
Antonio Banderas;
Brad Pitt;

Foi difícil fazer essa postagem e pesquisar para ter certeza da religião do pessoal todo ali de cima. Por que você não comenta algo QUE PRESTE e também compartilha nas suas redes sociais? <3

Fontes:
http://www.celebatheists.com/wiki/Main_Page
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_divindades
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_atheists
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_agnostics


Lucas Zanella

No blog posto geralmente textos de opinião assim como também histórias curtas. Aqui você encontrará fantasia, terror e ficção científica. Talvez até mesmo algum drama ocasional.

2 Comments

  1. Eu acredito, mas gosto da forma de pensar dos agnósticos, é a que faz mais sentido né sei lá haha

Comente a postagem! :)