Uma viagem e um prêmio

premio

Como já foi meio que citado na postagem do dia das crianças (não tenho certeza, pois não me lembro do que escrevi nela), na semana passada eu estava em Santa Maria para algumas atividades escolares. Nos primeiros dois dias (terça e quarta), estava lá pelo grupo de teatro, onde tivemos algumas oficinas no Aldeia SESC. Não quero dizer nada dos dois dias, mas a parte boa da viagem aconteceu mesmo na quinta e sexta, onde o grupo dos vídeos selecionados para o Cinest foram para lá.

Cinest é o concurso nacional de curtas estudantis, onde estudantes de todo o país podem enviar suas produções de no máximo 20 minutos para concorrer com outros curta-metragens enviados. Na minha escola, três vídeos foram selecionados. São eles: A Armadilha, Haunted House e o do meu grupo, Infectados. Os dois últimos foram vídeos produzidos exclusivamente para o concurso, o primeiro foi feito no ano passado, com outro destino.

 

No total, foram aproximadamente 20 vídeos selecionados e foram exibidos todos em dois dias, 10 e 11 de Outubro. As premiações ocorreram no dia 11, ao final da exibição de vídeos. De todos os vídeos enviados da nossa escola, o nosso foi o único que ganhou um prêmio e teve o prazer de levar um troféu para a escola. A premiação era feita em categorias, nós ganhamos o Melhor Som Direto.

1377339_10201328221739837_1121207309_n

Eu estava esperando para que o próprio Cinest divulgasse as fotos oficiais do evento e o vídeo que estavam fazendo, pois como o grupo escolheu a mim como representante, fui até lá, peguei o tal prêmio e ainda fiz um breve discurso agradecendo ao grupo e a professora responsável, que nos contou sobre o concurso. Não foram divulgadas as fotos tiradas pelo pessoal de lá, mas ao menos tenho as fotos tiradas pelo pessoal de cá. Ah, e o vídeo de 1,2GB foi postado no YouTube em um upload de cinco horas. Aproveite o filme e bote o volume no máximo, não é algo profissional, mas ano que vem teremos um bem melhor.

“Este ano o Cinest surpreendeu pela variedade de temas e estilos apresentados em seus Curtas selecionados para a Mostra Competitiva. Chamou a atenção a cidade de Santo Augusto, que concorreu com três Curtas – Armadilha, Haunted House e Infectados, todos selecionados para o Festival. Considero isso como um prêmio, pois entre tantos filmes eles foram selecionados.
A nós Jurados coube a tarefa mais difícil. Precisávamos julgar seguindo certos critérios de avaliação e pontuação. Após a apresentação da Mostra nos reunimos numa sala e discutimos nossas avaliações e pontuações até chegarmos a um resultado final. Não foi nada fácil, mas fizemos a coisa certa. Fomos imparciais, para não correr o risco de sermos injustos com os participantes da Mostra, e realmente venceram os melhores.
O primeiro premiado da noite foi o Curta Infectados como melhor Som Direto. Esse curta também estava cotado para Melhor Direção concorrendo com Meninos e Meninas e O Legado de Olga. O Protagonista do Curta Infectados desempenhou o papel muito bom. Parabéns ao Lucas Zanella, tão jovem e tão capaz na direção deste curta. A professora responsável Téoura Benetti merece aplausos por apoiar e incentivar seus alunos a criar e produzir esses belos trabalhos, o que mostra que todos estão comprometidos em fazer o melhor.”
Jayme Filho – Roteirista e Diretor Cinematográfico – Jurado do Cinest 2013


Lucas Zanella

No blog posto geralmente textos de opinião assim como também histórias curtas. Aqui você encontrará fantasia, terror e ficção científica. Talvez até mesmo algum drama ocasional.

3 Comments

  1. Pingback: Fim das férias

Comente a postagem! :)